Sociedade mercantil: quais são os principais tipos e qual escolher?
Este artigo vai te ajudar a entender como funcionam os principais tipos de sociedade mercantil e em qual deles vale a pena investir seus negócios, melhorando os resultados de sua empresa.
Você sabe o que é uma sociedade mercantil? Muitos empreendedores se deparam com essa dúvida, ou não sabem exatamente o que significa isso.
Além disso, muitos desconhecem que existem vários tipos societários, cada um contendo características próprias e que podem servir como fator de melhora para os resultados de seu negócio.
Portanto, este artigo busca esclarecer quais os principais tipos de sociedade mercantil. Vamos lá?
Talvez você se interesse por:
- Planejamento tributário: de que você precisa saber?
- Redução da carga tributária? Saiba como conseguir;
- Gestão financeira: entenda a importância e como fazê-la da forma correta.
O que é uma sociedade mercantil e quais os principais tipos?
Uma sociedade mercantil consiste na reunião de pessoas que, juntas, visam produzir e comercializar bens e serviços, de forma que suas atividades são exercidas profissionalmente e reconhecidas por lei.
Existem vários tipos societários, dentre eles, podemos destacar:
-
Sociedade limitada (LTDA)
A Sociedade Limitada (LTDA) é um tipo de empresa em que os bens do empreendedor são juridicamente separados de seus bens pessoais.
Dessa forma, os bens pessoais, como imóveis, veículos, etc., ficam protegidos e não podem ser confiscados pela justiça caso o negócio não vá bem e acabe contraindo dívidas.
Esse tipo de sociedade, como você pode ver, ajuda a proteger o patrimônio pessoal do empresário, sendo uma opção bastante interessante.
Vale ressaltar que uma Sociedade Limitada só poderá ser aberta por pelo menos dois sócios. É nesse processo que são definidos os valores que serão investidos no negócio, a questão da remuneração, a divisão dos bens em caso de falência da empresa, dentre outras coisas.
-
Sociedade Limitada Unipessoal
A Sociedade Limitada Unipessoal tem como principal diferença o fato de que não é necessário ter sócios para abrir a empresa, ou seja, com apenas uma pessoa, já é possível que a empresa passe a funcionar.
Aqui, os bens do empreendedor também são separados dos bens da empresa.
Vale lembrar que para aderir a este tipo de sociedade, não é necessário um valor de Capital Social mínimo, o que reduz os custos no investimento na hora de abrir a empresa.
-
Empresa Individual (EI)
Assim como na Sociedade Limitada Unipessoal, não é necessário ter sócios para abrir a Empresa Individual. O empreendedor pode abrir e gerir uma empresa em seu nome.
Contudo, há diferenças cruciais entre a Sociedade Limitada Unipessoal e a Empresa Individual.
A primeira delas é que os bens do empreendedor não são separados juridicamente dos bens da empresa, como ocorre com as Sociedades Limitadas, por exemplo. Dessa forma, os riscos para o patrimônio do empreendedor se tornam um pouco mais altos.
Para isso, é interessante contar com a ajuda de profissionais contábeis para decidir os melhores caminhos para administrar bem a sua empresa e evitar futuros problemas com os órgãos públicos.
Qual o prazo para abertura de uma empresa?
O tempo médio, atualmente, para se abrir uma empresa no Brasil é 4 dias úteis, podendo variar de acordo com a localidade em que ela estiver situada.
Para obter o CNPJ e poder emitir notas fiscais, leva em torno de 20 dias, também podendo variar de acordo com a localidade e também em caso de o empreendedor deixar de apresentar algum documento necessário.
Porém, visando descomplicar a vida do empreendedor, o Governo Federal já disponibiliza formas de realizar a abertura de empresas através de processos digitais, facilitando o registro na junta comercial e o envio de documentos, por exemplo.
Facilite o processo de abertura da sua empresa com a CONTAUDI
Para facilitar ainda mais a abertura de sua empresa, conte com os profissionais da CONTAUDI.
Oferecemos serviços de assessoria contábil, planejamento tributário, BPO Financeiro, e muito mais!
Desse modo, temos a experiência e o conhecimento necessário para tornar o processo de abertura e legalização de sua sociedade mercantil muito mais rápido e descomplicado.
Entre em contato conosco!
Clique aqui para falar com os especialistas da CONTAUDI!