Índice
ToggleTudo o que você precisa saber sobre o LCDPR 2022
Aprenda a preencher e entregar o LCDPR 2022
O LCDPR refere-se ao Livro Caixa Digital do Produtor Rural. Trata-se de uma obrigação acessória que foi instituída pela Instrução Normativa RFB no 1.848, de 28 de novembro de 2018.
É através da escrituração do Livro Caixa Digital do Produtor Rural que o resultado da exploração da atividade rural no Brasil é apurado. Dessa forma, ele deve abranger as receitas, as despesas de custeio, os investimentos e demais valores que integram a atividade desenvolvida no país.
Mas você sabe quem deve entregar o LCDPR 2022, como fazer a sua escrituração e enviar o arquivo à Receita Federal?
Caso a resposta seja negativa, não se preocupe, pois, no artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Acompanhe!
Quem deve entregar o LCDPR 2022?
De acordo com a Instrução Normativa RFB nº 1903, de 24 de julho de 2019, o produtor rural que auferir, durante o ano calendário, receita bruta total da atividade rural superior a R$4,8 milhões deverá entregar o LCDPR 2022.
Os produtores rurais que auferirem receita abaixo desse limite também podem enviar o LCDPR 2022 caso desejem. Contudo, ao realizar a entrega uma vez, essa entrega passará a ser obrigatória.
Qual o prazo de entrega do LCDPR 2022?
O prazo para entrega do LCDPR 2022 é o mesmo da entrega do Imposto de Renda, ou seja, até o dia 29 de abril de 2022.
Como preencher o LCDPR 2022?
As principais informações solicitadas são:
- CPF ou CNPJ do produtor rural;
- Identificação do imóvel rural;
- Data de entrada e saídas das movimentações;
- Número dos documentos usados nos processos de compra de recursos, como recibos, notas fiscais e folhas de pagamento dos funcionários;
- Dados bancários, nos casos em que houve movimentação de recursos financeiros;
- Lançamentos referentes à atividade rural, como gastos com custos;
- Informações a respeito da folha de pagamento;
- Total das movimentações e saldo final.
Ou seja, de modo geral, o LCDPR 2022 deve conter todos os dados relacionados às movimentações monetárias que envolvem gastos e receitas relacionadas à atividade rural.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Contaudi Assessoria Contábil (@contaudi_assessoria)
Como entregar o LCDPR 2022?
O arquivo do Livro Caixa Digital do Produtor Rural 2022 deve ser enviado através do Portal e-CAC. Para isso, será necessário o certificado digital para que seja realizada a assinatura digital do arquivo.
Assim, o arquivo será validado. Contudo, só será aceito se estiver de acordo com o layout exigido e sem falhas em sua estrutura.
Para acessar o tutorial completo sobre o envio, acesse o link abaixo:
- Tutorial de entrega do Livro Caixa Digital do Produtor Rural
Vale ressaltar que o conteúdo do arquivo não é validado, por isso é fundamental que você revise todos os dados informados antes de transmitir o arquivo.
Após a transmissão, será disponibilizado o recibo de comprovação que pode ser baixado e impresso.
Também é possível retificar o LCDPR, desde que esteja dentro do prazo de até 5 anos. Basta escolher o tipo de entrega “Retificadora” ao realizar uma nova transmissão.
Conte com a CONTAUDI para enviar o LCDPR 2022
Não enviar o Livro Caixa Digital do Produtor Rural 2022 ou enviá-lo com erros ou omissões podem acarretar uma série de problemas para você, produtor rural, como por exemplo, o pagamento de multas.
Mas você não precisa passar por isso, pois estamos aqui para ajudar você!
Nós, da CONTAUDI, temos experiência na escrituração e envio do Livro Caixa Digital do Produtor Rural, auxiliando produtores rurais no devido cumprimento das suas obrigações principais e acessórias.
Quer conhecer de perto os nossos serviços e como podemos ajudar você? Entre em contato conosco, converse com os nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.
ENTREGUE O SEU LCDPR 2022 SEM ERROS AGORA MESMO!