As empresas podem ter grandes prejuízos por conta do planejamento tributário incorreto – entenda agora como evitar isso
Você já se perguntou se você está pagando muito em impostos porque está no regime tributário errado? Quem escolhe o melhor regime para sua empresa pode economizar muito em impostos
Escolher o enquadramento tributário correto para sua empresa é fundamental para o sucesso comercial. Ela não apenas mantém sua empresa legal, mas também reduz os custos, eliminando impostos desnecessários para sua empresa.
Quando o enquadramento tributário não corresponde com a realidade das empresas, o pagamento de impostos pode ser bem maior do que o realmente necessário para a empresa.
Se você quer compreender melhor sobre o assunto e entender como evitar um enquadramento tributário incorreto para sua empresa, leia esse artigo até o fim.
Você está interessado em aprender mais? Fique conosco até o final.
O que é o enquadramento tributário?
O enquadramento tributário compreende um conjunto de leis que especificam quais e como os impostos são calculados.
A escolha entre as opções deve ser feita no início do estabelecimento da empresa, mas pode ser alterada ao final de cada ano se o empresário achar que um regime fiscal diferente seria melhor para sua empresa. Vamos analisar os atributos fundamentais de cada regime fiscal e descobrir se uma nova alternativa seria melhor para a sua empresa.
Quais são os enquadramentos tributários disponíveis?
Existem atualmente três estruturas fiscais distintas no Brasil. Você pode descobrir sobre eles abaixo.
Simples Nacional
Como seu nome sugere, o Simples Nacional simplifica a tributação para empresas brasileiras. Os impostos devidos às pequenas e médias empresas são cobrados em conjunto através do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Portanto, o empresário só tem que emitir o DAS e pagar os impostos a cada mês, eliminando a necessidade de pagar os impostos separadamente e preocupar-se com o valor apropriado.
Entretanto, o Simples Nacional cobre apenas determinados impostos, de modo que a opção não está disponível para todas as empresas, então, é fundamental pesquisar a disponibilidade do regime para seu negócio.
Lucro Presumido
A opção de Lucro Presumido é outra abordagem mais simples. A Receita Federal determina a base para o cálculo do lucro presumido, utilizando a receita anual da empresa. Entretanto, existe uma tabela pré-estabelecida de cálculos. Além disso, os cálculos são sempre baseados na atividade comercial da empresa.
Lucro Real
O Lucro Real é baseado nas vendas anuais. Entretanto, leva em conta o lucro real da empresa, o que a torna uma ótima opção para alguns empreendimentos. Além disso, esta estrutura é mais complicada porque os impostos são cobrados separadamente. E as empresas com receita superior a R$78 milhões anuais devem optar obrigatoriamente por este modelo.
Por que as empresas pagam mais impostos com a escolha incorreta do regime tributário?
A escolha do regime tributário pode ter um enorme impacto no crescimento de sua empresa, pois pode impedir que você obtenha lucros e comece a perder dinheiro se for tributado em excesso.
Por exemplo, os impostos são calculados sobre o lucro líquido que foi registrado sob o regime do Imposto do Lucro Real. Ao contrário dos regimes do Simples Nacional e do Lucro Presumido. O regime do Simples Nacional, por exemplo, é calculado com base no faturamento total. Um fator crítico para identificar a estrutura mais adequada é o valor do faturamento. Se sua quantidade de faturamento estiver na faixa de até R$4,8 milhões anuais, a estrutura do Simples Nacional é uma boa escolha para ter acesso a uma tributação simplificada.
Existem, entretanto, diversas variáveis que podem ter impacto na taxa de impostos que você selecionar, tais como o número de funcionários, a natureza da empresa e outras informações.
A forma mais efetiva de identificar o melhor enquadramento tributário é através de um planejamento tributário eficaz. Esse planejamento deve ser estabelecido com o auxílio de um apoio contábil.
- Planejamento tributário: de que você precisa saber?
- Você sabe a diferença entre o pró-labore e a distribuição de lucros?
- Redução da carga tributária? Saiba como conseguir
Conte com o apoio da Contaudi para não errar na escolha do seu regime tributário
A contabilidade desempenha um papel importante no estabelecimento do equilíbrio financeiro e na promoção do crescimento dos negócios.
A razão pela qual isto é essencial é que os impostos consomem uma grande proporção da receita de uma empresa, portanto qualquer redução teria um efeito significativo sobre a empresa, uma vez que os pagamentos são feitos mensalmente.
Portanto, com o nosso auxílio, é possível desenvolver corretamente um Planejamento Tributário e amenizar os impostos pagos em nossa empresa com estratégias eficazes e a escolha correta do planejamento tributário.
CLIQUE E CONTE COM AUXÍLIO PARA ENCONTRAR O MELHOR REGIME PARA SUA EMPRESA